sábado, 11 de fevereiro de 2012

"Já chegou a encomenda"

Aos sindicatos já chegou a encomenda com a proposta de Alteração ao Regime de Autonomia, Administração e Gestão dos Estabelecimentos Públicos da Educação Pré -escolar e dos Ensinos Básico e Secundário.

Por agora temos o Decreto-Lei n.º xx/2012. Um xis, xis que com mais um xis entraria em domínio não aconselhável a jovens abaixo dos 18 anos. Não é o caso. Por agora e pela síntese temos:

- Meia vontade feita aos sindicatos, permitindo que os elementos dos departamentos votem um dos três nomeados pelo diretor para coordenar;

- Mega-Agrupamentos a todo o vapor e com dimensão seguramente muito acima dos atuais;
Com esta alínea "Garantir a coerência do projeto educativo e a qualidade pedagógica das escolas e estabelecimentos educação pré-escolar que o integram, numa lógica de articulação vertical dos diferentes níveis e ciclos de escolaridade" dificilmente teremos agrupamentos sem Escolas Secundárias, a menos que se trate de Agrupamentos que tenham contratos de Autonomia; 

- Um tiro nas ambições das Fenprof ao recusar a possibilidade de uma gestão colegial;

- Surpresa (mas coerência) ao remeter a avaliação do Diretor para o Conselho-Geral;

- Meia surpresa com a criação de coordenador técnico da carreira geral de assistente técnico para chefiar os serviços administrativos.

Pelo tom salomónico e pela disponibilidade da FNE, dificilmente teremos alterações significativas no conteúdo desta proposta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário